Polícia Federal otimiza atendimento a estrangeiros

CAMPO GRANDE/MS – Visando reduzir o tempo de espera do público e melhorar o atendimento como um todo, a Superintendência Regional da PF, em Campo Grande, decidiu implementar atendimento ao público com horário corrido, sem intervalo para almoço, no Setor de Estrangeiros. O atendimento contínuo mediante a retirada de senha já está sendo realizado ininterruptamente das 10h às 16h no prédio da SR/PF/MS, à Rua Fernando Luiz Fernandes, 322, Vila Sobrinho, e o novo horário mais que dobrou a capacidade de formalização de processos de estrangeiros na Delegacia de Imigração da PF no MS.

A chefe da Delegacia de Imigração da PF no MS, Flavia … , explica que a mudança tem como foco o estrangeiro, que precisa regularizar a sua situação jurídica no Brasil e precisa de agilidade para efetivação de seus direitos, inclusive, muitas vezes, trabalho para seu sustento e de familiares.

– Era comum o estrangeiro reclamar que só havia data para agendamento pela Internet após mais de 30 dias de espera. Hoje, sobram horários para agendamento pela Internet – explicou a delegada Flavia.

Segundo a delegada da PF, isso ocorre porque, agora, “quase a totalidade dos agendamentos é efetuada no primeiro atendimento mediante retirada de senha, momento em que o estrangeiro toma ciência do processo que será realizado para a sua regularização no país, assim como da documentação necessária”.

Além disso, com a implantação do horário corrido, a média de processos iniciados no Setor de Estrangeiros da PF em Campo Grande passou de quatro por dia para uma possibilidade de 10 processos diários, além da ampliação do atendimento por senha. “Uma simples mudança de organização pode gerar muito mais qualidade no serviço prestado pela PF. E nós estamos em busca disso”, afirmou a delegada.

Todas as informações referentes aos procedimentos de regularização de estrangeiros constam da página da PF na Internet (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/estrangeiro), assim como os documentos necessários para agendamentos e início dos processos.

Abaixo, os procedimentos de acordo com o tipo de atendimento no Setor de Estrangeiros da SR/PF/MS:

 

ATENDIMENTO POR SENHA

  • Entrevistas, informações e agendamentos;
  • Prorrogações de prazos
  • Prorrogação de protocolo de refúgio
  • Comunicação de mudança de endereço
  • Certidão de Estada Legal
  • Certidão de Comparecimento
  • Emissão de Certidão de Movimentos Migratórios

 

ATENDIMENTO AGENDADO PREVIAMENTE

  • Registro e emissão da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) para:
  • Permanência
  • Residência Temporária
  • Visto consular
  • Registro de refugiados
  • Prorrogação de Visto de Temporário
  • 2ª via da CIE
  • Substituição da CIE de Temporário e Permanente
  • Transformação de visto
  • Prorrogação de prazo de estada – Programa Mais Médicos
  • Formalização da solicitação de Refúgio
  • Formalização dos processos de Naturalização

Fonte: CS/PF

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